Pular para o conteúdo principal

Negociação, como e quando



 Todos nós negociamos independentemente de idade, sexo, religião etc.

Esta é uma qualidade que aprendemos desde que nascemos.

O bebê ao nascer negocia com sua mãe a alimentação, que por sua vez negocia os horários.
O marido vive negociando com a esposa o dia de visitar a sogra, o dia do futebol e, da mesma forma forma, a esposa negocia mais atenção, mais feed back, etc do marido. Os filhos negociam a mesada, a ida às festinhas etc.

Veja que, na verdade, vivemos negociando, todos os dias, o tempo todo.

Em vendas, não é diferente, a negociação é a parte crucial.

Quando passamos da apresentação dos produtos, realçando seus benefícios, para responder ao comprador que faz a pergunta: "Quanto custa"? Começa assim a haver negociação. Podemos dizer que na negociação, o ápice é quando o vendedor ouve do SIM do comprador para sua oferta.

Quando estamos vendendo, achamos que temos o preço justo. Quem compra acha que o preço não é tão justo assim e precisa que o baixemos. Surge então a necessidade de negociar.

O problema surge em alguns casos, quando o vendedor, partindo de um pressuposto, espontaneamente já começa o discurso da venda informando que estará fazendo um desconto especial de X%.

Sinceramente, quem deve achar que seu produto não tem um preço justo, é quem o está comprando.

Portanto, a melhor estratégia é deixar os descontos apenas como última alternativa, quando percebermos que corremos o risco de perder a venda.

Você pode estar dizendo: "É fácil falar, você não conhece a minha concorrência, se eu não der descontos, não vendo."

O fato é que quem compra, sempre precisa ter a sensação de está comprando, e não que o estão vendendo.

O que estou querendo dizer é que muitos vendedores, "QUEIMAM" os preços muitas vezes sem necessidade. Lembre-se que após você baixar o preço, dificilmente poderá melhorá-lo.

O comprador, também tem suas estratégias e "cartas na manga". Uma destas cartas é o "blefe". Diz o comprador: "tenho preço melhor, seu concorrente é melhor ou seu concorrente entrega mais rápido".

Você precisa acreditar que tem o melhor produto e o melhor preço.
Precisa acreditar que seu cliente pode pagar mais.

Afinal, seu produto tem valor agregado, seu prazo de entrega é imbatível, sua assistência inigualável e sua pós-venda sensacional.

Então, porque começar a negociação falando em descontos, ou mesmo em ceder na primeira pressão do comprador.

Ao negociar, você precisa ter a habilidade de contornar as objeções, claro, que para isso, você precisa não só conhecer bem o seu produto, mas sobretudo,conhecer ainda melhor a concorrência.

Outra coisa que precisamos ter em mente ao negociarmos, é que na verdade estamos prestando consultoria ao nosso cliente. Não somos mais apenas vendedores. Atendemos suas necessidades, e em troca, de que ele concorde em adquirir nossos produtos/serviços. É um processo de ganha-ganha.

Algumas coisas que precisa estar atento:

1. Sinais de compra através do comportamento gestual (lembre-se que 75% da nossa comunicação é não verbal)
2. Estar atento às objeções, para poder responder de forma convincente
3. Fale primeiro em valor, diferenciação, produto/serviço inigualáveis, etc..
4. Escutar pacientemente o comprador, a fim de perceber suas reais necessidades e se as objeções são reais.
5. Não tenha medo de mencionar o preço, se lhe for perguntado e, por favor, não enrole.
6. Se você for obrigado a baixar o preço, tente pelo menos equilibrar o jogo com um prazo de pagamento mais curto.
7. Falar em descontos apenas como último recurso.

Como já mencionamos, você não conseguirá vender para todos os seus prospects/clientes.

Assim, precisa discernir o momento de recolher o time, e evitar ser inconveniente.

Aprenda a deixar a porta aberta para futuras negociações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é possível deduzir do Imposto de Renda 2020?

  A dedução é, em poucas palavras, o quanto você pode abater da sua declaração do  imposto de renda . Ela inclui gastos ou despesas ao longo do ano que, ao serem declarados, podem reduzir o quanto você pagará de impostos ou garantir que você receba de volta uma restituição. Gastos relacionados à  educação ,  saúde ,  doações ,  pensão ,  previdência privada  ou com  dependentes  podem ser deduzidos na sua declaração do IR – mas é preciso atenção para entender exatamente quais gastos, dentro dessas categorias, podem ser deduzidos.   Ainda não se sabe — portanto, fique esperto para ter em mãos todos os documentos e comprovantes para conseguir deduzir seus gastos. O programa gerador da declaração já está disponível para  download . Veja os diferentes tipos de dedução e  o que deduzir do imposto de renda. Tipos de dedução no Imposto de Renda Existem dois tipos de dedução que podem ser incluídas n...

Não estou batendo minhas metas - o que fazer?

in Share O que todos os vendedores têm em comum, não importando a área de atuação, é a famigerada "Meta" ou "cota de vendas". Se você está lendo esse artigo, com certeza, bater sua cota de vendas tem sido uma de suas preocupações.   Nós vendedores, carregamos nas costas um peso quase 24 horas. Nunca nos desligamos dessa espada sobre nossas cabeças. Nossa cota é motivo de constante preocupação, às vezes, chegando a assombrar nossos sonhos. Eu mesmo, já cheguei acordar à noite por diversas vezes me perguntando como faria para cobrir minha cota.   Após muitos anos tendo que lidar com esse fantasma, aprendi algumas coisas que foram muito úteis durante minha carreira de vendedor. Gostaria de dividir com o caro leitor e colega. Espero que essas dicas possam ajudá-lo a lidar melhor com esse problema.   1-Sua meta pode estar superdimensionada Uma cota ou meta deve levar em consideração alguns elementos como, fator demográfico, índ...

WhatsApp libera pagamentos entre amigos e empresas

Inicialmente, serviço de pagamentos pode ser usado com cartões Banco do Brasil, Nubank e Sicredi O   WhatsApp  libera a partir desta segunda-feira (15) no Brasil o seu serviço de pagamentos entre amigos e empresas. Agora, os usuários do aplicativo poderão fazer transferências monetárias entre si e pagar produtos ou serviços. Nesta primeira fase, apenas quem tiver cartões de crédito ou débito do Nubank, do Banco do Brasil e do Sicredi poderão usar o serviço de pagamentos. A responsável pelo processamento de pagamentos será a Cielo.  Em entrevista à  EXAME , Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, afirma que o serviço de pagamentos será gratuito para pessoas físicas. “Se você você é um negócio, há uma pequena taxa processamento e os fundos são liberados em dois dias”, disse Idema. As pessoas podem transferir até R$ 1.000 por vez e receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000 por mês. Apenas transações dentro do Brasil e na moeda loc...