Pular para o conteúdo principal

Por que os clientes continuam sendo desrespeitados e mal atendidos?


Share
Se fizermos de forma aleatória uma pesquisa com empresários, a fim de sabermos a opinião deles sobre seus clientes, tenho absoluta certeza que a grande maioria diria que em suas empresas ─ O cliente é quem manda.

Bem, se isso é um fato, pergunto, por que nos Procons de todo Brasil, ou no site reclame aqui, o número de consumidores insatisfeitos chega aos milhares? Por que o número de processos contra as empresas não param de crescer?

Quer dizer, há um grande paradoxo entre o que os empresários pensam e dizem, com o que fazem aos seus clientes.
O que está errado? Onde está o problema?

Acredito que o problema esteja localizado na liderança das empresas.  Porque afirmo isso?

Primeiro, - Penso que muitos líderes olham para "dentro" (foco errado) das empresas de binóculos. Ou seja, maximizam tudo. Querem estar presentes em tudo, pôr o seu dedo em todos os departamentos. Focalizam sua atenção em gerenciar processos e criar burocracias. Há líderes que se preocupam até mesmo com as plantinhas da entrada da empresa.

Segundo - Quando os líderes decidem olhar para "fora" (foco certo) da empresa, quer dizer, para os clientes, viram o binóculo ao contrário. Ou seja, os clientes estão sempre distantes, parecendo que não precisam com tanta rapidez da atenção da empresa.

Terceiro - Líderes que não aceitam críticas
Dale Carnegie há quase cem anos comentou que as críticas deveriam ser vistas como bênçãos. O que ele queria dizer com isso?  Que podemos aproveitar as críticas dos clientes, a fim de aprendermos e entendermos melhor suas necessidades.

Infelizmente muitos líderes não aproveitam essa grande oportunidade. Apenas as ouvem e esquecem. Alguns mais renitentes, nem sequer acreditam nelas. Acham que suas empresas não cometem falhas e que os clientes reclamam sem razão.

No entanto, líderes têm relatado honestamente que são preocupados com seus clientes. Dizem introduzir esse conceito dentro da empresa e entre seus liderados. Vamos imaginar que isso seja verdade. O problema passaria então a estar com os funcionários.

Gostaria de fazer algumas perguntas.

- Seus funcionários são comprometidos com a empresa, seus produtos ou serviços? Quando os liderados não são comprometidos com a empresa, porque seriam com seus clientes? Funcionários que não vestem a camisa passam a estar preocupados apenas com o fim de cada mês, quer dizer, com seu salário.
- Seus liderados compraram a visão e a missão da empresa? Caso contrário, todos podem estar debaixo do mesmo teto, mas, não da mesma visão e missão. Funcionários que não se comprometem com a visão e missão da empresa, não estão preocupados com a satisfação dos clientes, muito menos com bem estar deles.
- Seus liderados são apaixonados por sua empresa? Funcionários que não são apaixonados pelas empresas para qual trabalham, vêem a empresa apenas como meio de sustento. Muitos acabam tão desanimados que se transformam em verdadeiros zumbis, perambulando pela empresa. Para eles, quanto menos, melhor.

Se isso está acontecendo em sua empresa, reafirmo que o problema pode estar na liderança. (de novo)

Os líderes podem ter contratado pessoas inadequadas. Pessoas certas para o posto errado. Pessoas erradas para o posto certo etc. Jim Collins em seu livro "Empresas feitas para crescer," comenta que você precisa ter no mesmo barco as pessoas certas nos lugares certos. Imagine o Engenheiro de máquinas tendo que operar o GPS e a navegação!

Não se esqueça que a contratação de funcionários é um dos passos do sucesso de qualquer empresa. Se o líder contrata mal, tudo vai mal. Claro que líderes nível 5, como Collins os chama, também podem se equivocar na contratação. Porém, quando há comprometimento e os radares estão funcionando, a possibilidade é muito pequena.

O que fazer? Como podemos ter uma equipe motivada com seus radares voltados para os interesses dos clientes e da empresa?

O que fazer para transformar funcionários comuns em pessoas apaixonadas pela empresa; pessoas que compartilhem da mesma visão e da mesma missão?

Penso que existem algumas ações que podem ser implementadas com grande chance de sucesso. Algumas bem simples e outras nem tanto. Lembrando que o objetivo é melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes.

Fonte Programa Case

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não estou batendo minhas metas - o que fazer?

in Share O que todos os vendedores têm em comum, não importando a área de atuação, é a famigerada "Meta" ou "cota de vendas". Se você está lendo esse artigo, com certeza, bater sua cota de vendas tem sido uma de suas preocupações.   Nós vendedores, carregamos nas costas um peso quase 24 horas. Nunca nos desligamos dessa espada sobre nossas cabeças. Nossa cota é motivo de constante preocupação, às vezes, chegando a assombrar nossos sonhos. Eu mesmo, já cheguei acordar à noite por diversas vezes me perguntando como faria para cobrir minha cota.   Após muitos anos tendo que lidar com esse fantasma, aprendi algumas coisas que foram muito úteis durante minha carreira de vendedor. Gostaria de dividir com o caro leitor e colega. Espero que essas dicas possam ajudá-lo a lidar melhor com esse problema.   1-Sua meta pode estar superdimensionada Uma cota ou meta deve levar em consideração alguns elementos como, fator demográfico, índ...

O que é possível deduzir do Imposto de Renda 2020?

  A dedução é, em poucas palavras, o quanto você pode abater da sua declaração do  imposto de renda . Ela inclui gastos ou despesas ao longo do ano que, ao serem declarados, podem reduzir o quanto você pagará de impostos ou garantir que você receba de volta uma restituição. Gastos relacionados à  educação ,  saúde ,  doações ,  pensão ,  previdência privada  ou com  dependentes  podem ser deduzidos na sua declaração do IR – mas é preciso atenção para entender exatamente quais gastos, dentro dessas categorias, podem ser deduzidos.   Ainda não se sabe — portanto, fique esperto para ter em mãos todos os documentos e comprovantes para conseguir deduzir seus gastos. O programa gerador da declaração já está disponível para  download . Veja os diferentes tipos de dedução e  o que deduzir do imposto de renda. Tipos de dedução no Imposto de Renda Existem dois tipos de dedução que podem ser incluídas n...

Como se tornar uma pessoa de sucesso

  Hoje, este tema vem sendo muito badalado na mídia. Afinal, quem não deseja ter sucesso? Em minha opinião, o sucesso é como a digital. Não há dois iguais. Cada sucesso é único e pessoal. O que para você pode ser um significativo sucesso, para outras, não passaria de um grande fracasso e vice-versa. Tome como exemplo as pessoas que vivem em países subdesenvolvidos, como Timor do Leste ou mesmo Etiópia. Para a grande maioria dos habitantes desses países, um significativo sucesso seria realizar as quatro refeições diárias, certo? Por esta e outras razões, penso que o sucesso é relativo . Porém, não posso me furtar em falar nesse tema e dar algumas dicas. LI recentemente o resultado de um estudo realizado pelo renomado Malcom Gladwell, autor de vários Bits Sellers. Suas conclusões sobre como conseguir alcançar o sucesso são muito interessantes. — Fora de Série, a História do sucesso. Para alguém sair do anonimato e se transformar numa celebridade, não ba...