Pular para o conteúdo principal

Não estou batendo minhas metas - o que fazer?


O que todos os vendedores têm em comum, não importando a área de atuação, é a famigerada "Meta" ou "cota de vendas". Se você está lendo esse artigo, com certeza, bater sua cota de vendas tem sido uma de suas preocupações.

 

Nós vendedores, carregamos nas costas um peso quase 24 horas. Nunca nos desligamos dessa espada sobre nossas cabeças. Nossa cota é motivo de constante preocupação, às vezes, chegando a assombrar nossos sonhos. Eu mesmo, já cheguei acordar à noite por diversas vezes me perguntando como faria para cobrir minha cota.

 

Após muitos anos tendo que lidar com esse fantasma, aprendi algumas coisas que foram muito úteis durante minha carreira de vendedor. Gostaria de dividir com o caro leitor e colega. Espero que essas dicas possam ajudá-lo a lidar melhor com esse problema.

 

1-Sua meta pode estar superdimensionada


Uma cota ou meta deve levar em consideração alguns elementos como, fator demográfico, índice de IDH, número de potenciais clientes, situação atual do mercado etc. 

Após uma análise cuidadosa, o gerente de vendas, estipula qual deveria ser a meta para determinada região. No entanto, alguns fatores contribuem para que a avaliação não seja correta. Por exemplo, um pico de vendas pontual, um cliente inesperado com uma necessidade especial. 

Esses fatores não deveriam ser levados em consideração na construção da meta. Mas infelizmente, gerentes despreparados, fecham os olhos a esses dados, e embutem esses fatores na cota, tornado-a inviável para a região em questão. O pobre do vendedor, que às vezes não sabe de todos os fatores envolvidos, passa por situações provadoras tentando fazer milagres.

 

2- Sua forma de trabalhar pode estar errada


A grande maioria dos vendedores deixa para correr atrás dos resultados sempre nas últimas semanas, às vezes nos últimos dias. Grande parte deles, sempre acredita que conseguirão um cliente milagroso que salvará sua situação. Quando percebem que nada aconteceu, é aquela correria. Às vezes, isso causa um desgaste cruel e desnecessário. Ficam irritados, perdem o humor e a paciência. 


Tudo só volta ao normal, quando no fechamento, os números apresentados, corresponderam à expectativa da empresa. Isso é a melhor das possibilidades, mas, nem sempre é assim, para quem deixa para “correr” atrás dos resultados em cima da hora. O que fazer? A dica é sempre tentar dar o máximo nos primeiros dias do mês. Deixar para relaxar na última semana, quando os números permitirem.

 

3- Você trabalha menos do que deveria


Vamos falar francamente, você já viu vendedor trabalhando duro, às Quintas e Sextas Feiras? Não quero generalizar, mas com raríssimas exceções, isso é um fato, quase uma regra. 

Trabalhar para bater sua cota de vendas deve ser realizado habitualmente todos os dias da semana, incluindo às Sextas Feiras. É claro que em muitos segmentos, quase não dá para fazer grande coisa, pois os compradores, também têm o mesmo hábito. 

Costumam não atender às Sextas Feiras. No entanto, posso garantir que em alguns mercados, trabalhar nas Sextas Feiras pode gerar bons resultados. Então, a dica é: avaliar quanto tempo realmente você dedica visitando seus potenciais clientes e o quanto pode melhorar.

 

4- Sua prospecção está mal direcionada

A prospecção é uma ferramenta importantíssima para os resultados. Sem prospecção, em pouco tempo, estaria com poucos clientes. Sendo assim, é preciso buscar novos potenciais clientes/prospects. Como a prospecção é uma ação cara e morosa, é preciso que seja realizada de forma correta. A dica é:

1. Os clientes a serem visitados, devem ser bem qualificados.

2. Prospects com baixo potencial devem ser descartados.

3. Não desista nos primeiros "NÃOS".

4. Sempre tente agendar, evitando viagem pedida.

5. Visite o maior número possível, isso fará com que melhore o índice de fechamento.

 

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes


Fonte Programa Cases

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é possível deduzir do Imposto de Renda 2020?

  A dedução é, em poucas palavras, o quanto você pode abater da sua declaração do  imposto de renda . Ela inclui gastos ou despesas ao longo do ano que, ao serem declarados, podem reduzir o quanto você pagará de impostos ou garantir que você receba de volta uma restituição. Gastos relacionados à  educação ,  saúde ,  doações ,  pensão ,  previdência privada  ou com  dependentes  podem ser deduzidos na sua declaração do IR – mas é preciso atenção para entender exatamente quais gastos, dentro dessas categorias, podem ser deduzidos.   Ainda não se sabe — portanto, fique esperto para ter em mãos todos os documentos e comprovantes para conseguir deduzir seus gastos. O programa gerador da declaração já está disponível para  download . Veja os diferentes tipos de dedução e  o que deduzir do imposto de renda. Tipos de dedução no Imposto de Renda Existem dois tipos de dedução que podem ser incluídas n...

Como se tornar uma pessoa de sucesso

  Hoje, este tema vem sendo muito badalado na mídia. Afinal, quem não deseja ter sucesso? Em minha opinião, o sucesso é como a digital. Não há dois iguais. Cada sucesso é único e pessoal. O que para você pode ser um significativo sucesso, para outras, não passaria de um grande fracasso e vice-versa. Tome como exemplo as pessoas que vivem em países subdesenvolvidos, como Timor do Leste ou mesmo Etiópia. Para a grande maioria dos habitantes desses países, um significativo sucesso seria realizar as quatro refeições diárias, certo? Por esta e outras razões, penso que o sucesso é relativo . Porém, não posso me furtar em falar nesse tema e dar algumas dicas. LI recentemente o resultado de um estudo realizado pelo renomado Malcom Gladwell, autor de vários Bits Sellers. Suas conclusões sobre como conseguir alcançar o sucesso são muito interessantes. — Fora de Série, a História do sucesso. Para alguém sair do anonimato e se transformar numa celebridade, não ba...