Por Fernando Fernandes
Esta é uma das perguntas mais recorrentes em nosso site. Muitos profissionais desejam ser bem sucedidos, mas muitas vezes tem dúvidas sobre como chegar ao sucesso em vendas. Não existe uma fórmula que possa ser aplicada de forma genérica. No entanto, existem algumas ferramentas e ações que podem ser usadas com sucesso. Posso dar meu exemplo?
Fui vendedor de uma multinacional italiana em Portugal junto com mais dez vendedores. Cheguei a representar por cinco anos seguidos mais de 73% do faturamento da empresa. Como consegui realizar essa façanha? Bem, uma de minhas táticas era sempre estar pronto para atender as necessidades de meus clientes, não importando dia ou hora.
Ser vendedor é estar disposto a servir. Atender e estar atento às necessidades dos clientes. É trabalhar sem estar preocupado com o relógio. Certa vez, cheguei a um café às 8:55 hs. Como estava chovendo, fiz sinal para a atendente abrir a porta e deixar que eu entrasse. Ela apontou para o relógio e disse, lamento, só às nove horas.
Em outra ocasião, em Curitiba, cheguei ao hotel de costume às 20:30 hs. Fiz tudo correndo, pois sabia que a cozinha fechava às 21:00 hs. Sentei-me às 20:40 hs e fiz meu pedido. Após esperar quase vinte minutos, o garçom me disse que não poderia atender meu pedido, pois obrigaria o cozinheiro a ficar depois das 21:00hs.
É sobre isso que estou falando. Muitas empresas e vendedores desejam cobrir suas cotas, mas poucos estão dispostos a ouvir seus clientes ou a descobrir suas necessidades. Você até pode fazer uma venda negligenciando o cliente, mas quando você o ouve e atende suas necessidades, pode se tornar um profissional de sucesso.
Então, deixo aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a se tornar um vendedor de sucesso.
1. Mostre prontidão. Esteja sempre disposto a servir. Seus Clientes ficarão gratos de ter um representante que está sempre pronto;
2. Cumpra sempre aquilo que prometer. Quando não for possível, não enrole. Seja transparente. Não minta.
3. Evite falar como papagaio. Converse. Faça amizade e relacionamentos em vez de vendas.
4. Surpreenda sempre seu Cliente a cada visita. Seja ousado. Invente!
5. Sempre haja com entusiasmo. Contagie os Clientes e as pessoas com seu entusiasmo. Sorria sempre;
6. Mesmo que sua empresa não patrocine, faça cursos de vendas. Vá a seminários e a work shops. Invista em você;
7. Faça sempre mais do que lhe for solicitado. Seja diferente;
8. Mantenha sempre uma atitude positiva. Afaste-se dos pessimistas;
Fonte Cases de Sucesso
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