Pular para o conteúdo principal

Os 7 pecados mortais da negociação




1. Não pedir a venda
2. Comportamento gestual inadequado
3. Falta de atitude
4. Não ouvir o cliente
5. Não conhecer o produto
6. Falar mal da concorrência
7. Não saber encerrar a conversa



1- Não pedir a Venda

Este deve ser um dos pecados mais comuns aos profissionais de vendas. Não sabem o momento certo de encerrar a apresentação e fechar o pedido. Acredito que isso se deva por três razões.

Insegurança, falta de preparação, medo.
Insegurança: essa característica é facilmente percebida pelo cliente, o que o deixa muitas vezes desconfortável. A insegurança acontece por várias razões.
Falta ou pouco conhecimento do produto, medo de errar, ansiedade.
Falta de preparação: inacreditavelmente, às vezes, o profissional é jogado no mercado com pouca ou nenhuma preparação. Alguns líderes ainda acreditam que o tempo se encarregará de polir e preparar o profissional. Outros líderes ainda acreditam que por osmose se pode habilitar alguém. O resultado é um profissional que "pensa que sabe," "acredita que está preparado", mas os resultados ficam sempre abaixo do esperado.

Medo: Podem acreditar, mas ainda existem profissionais de venda com medo de tentar fechar a venda. Em parte, porque tem receio de ouvir um "NÃO", e seu fracasso ficar evidente.

Ansiedade: Todos os vendedores vivem constantemente assombrados com a tal "cota de vendas". Sabem que precisam atingir suas metas para manter seus empregos. Com certeza, isso exerce uma pressão psicológica muito grande, quase esmagadora. Saber que o vendedor não tem passado (não interessa o que você fez) nem futuro (não interessa o que fará) apenas o hoje interessa, (o que está fazendo) causa uma ansiedade, às vezes catastróficas na negociação. A ansiedade em querer fechar é percebida pelo cliente, que se aproveita para deixar o vendedor em suas mãos.


2- Comportamento gestual inadequado
Os primeiros minutos diante do cliente são cruciais para que sua apresentação de vendas tenha algum sucesso. Nesses minutos inicias, seu comportamento gestual tem grande peso. Como está sua postura? Sua postura pode dizer ao cliente o seguinte: "estou com pressa, desembucha logo." "Não tenho tempo para atender gente sem dinheiro." Ou"― é um grande prazer tê-lo aqui." "Tenho certeza que podemos ajudá-lo(a) a atender sua necessidade."


3- Falta de Atitude
Eu considero falta de atitude, quando o vendedor não tem paciência com o cliente. Ao mínimo sinal de desinteresse dele, ele o abandona e passa para outro. É preciso acreditar 100% que o fechamento é possível e concentrar-se totalmente no fechamento.


4- Não ouvir o cliente
Esse talvez seja o erro mais comum cometido pelos profissionais de vendas. A ansiedade e o desejo de fechar tornam muitos profissionais em vendedores "surdos." Não importa quanto o cliente tente se expressar, a única coisa que ele ouve é a sua própria voz. Ouvir o que o cliente deseja, é a melhor estratégia para o sucesso em vendas. Vendas é diálogo. Apenas ouvindo é que se descobre o que realmente o fará feliz. Ouça sempre mais e fale sempre menos. Deixe que o cliente lhe diga o que ele deseja, e não, que item você precisa vender para atingir a sua cota.


5- Não conhecer o produto
Infelizmente ainda há profissionais completamente despreparados para a função. O conhecimento do produto é um dos itens mais básicos para o sucesso em vendas. Atravessamos uma época inédita, onde a procura por profissionais é maior que a oferta. As empresas, no desespero de contratação, deixam de lado o quesito preparação. É uma obrigação do profissional de vendas, conhecer muito bem aquilo que vende. Na negociação, exatamente por falta de conhecimento daquilo que ele está vendendo, pode haver hesitação por parte do vendedor. O cliente ao ver que está lidando com alguém sem conhecimentos suficientes, também hesita, perde a confiança e pode não haver acordo.


6- Falar mal da concorrência
Se no meio da conversa, para exaltar um pouco mais seu produto/serviço, você fala mal de seus concorrentes, corre um sério risco de perder a venda. Cliente algum gosta de "fofoca" sobre o concorrente. Falar mal da concorrência é na verdade características de arrogância e prepotência. Francamente, que gosta de vendedores que arrotam essas qualidades?


7- Não saber encerrar a conversa
Sempre gosto de mencionar que existem muitos vendedores, tipo Faustão por aí. Tomar o "microfone" das mãos do cliente e falar sem parar, além de ser um erro clássico em vendas, é uma grosseria com conseqüências trágicas para o fechamento. Lamentavelmente muitos profissionais sabem iniciar muito bem sua apresentação de vendas, mas, têm uma dificuldade imensa em saber a hora de fechar a boca, puxar o talão e fechar a venda. Tagarelar sem parar não ajuda na conquista do cliente. É preciso sensibilidade para saber a hora certa de falar, e à hora certa de encerrar a apresentação de vendas.


Fonte Cases de Sucesso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não estou batendo minhas metas - o que fazer?

in Share O que todos os vendedores têm em comum, não importando a área de atuação, é a famigerada "Meta" ou "cota de vendas". Se você está lendo esse artigo, com certeza, bater sua cota de vendas tem sido uma de suas preocupações.   Nós vendedores, carregamos nas costas um peso quase 24 horas. Nunca nos desligamos dessa espada sobre nossas cabeças. Nossa cota é motivo de constante preocupação, às vezes, chegando a assombrar nossos sonhos. Eu mesmo, já cheguei acordar à noite por diversas vezes me perguntando como faria para cobrir minha cota.   Após muitos anos tendo que lidar com esse fantasma, aprendi algumas coisas que foram muito úteis durante minha carreira de vendedor. Gostaria de dividir com o caro leitor e colega. Espero que essas dicas possam ajudá-lo a lidar melhor com esse problema.   1-Sua meta pode estar superdimensionada Uma cota ou meta deve levar em consideração alguns elementos como, fator demográfico, índ...

O que é possível deduzir do Imposto de Renda 2020?

  A dedução é, em poucas palavras, o quanto você pode abater da sua declaração do  imposto de renda . Ela inclui gastos ou despesas ao longo do ano que, ao serem declarados, podem reduzir o quanto você pagará de impostos ou garantir que você receba de volta uma restituição. Gastos relacionados à  educação ,  saúde ,  doações ,  pensão ,  previdência privada  ou com  dependentes  podem ser deduzidos na sua declaração do IR – mas é preciso atenção para entender exatamente quais gastos, dentro dessas categorias, podem ser deduzidos.   Ainda não se sabe — portanto, fique esperto para ter em mãos todos os documentos e comprovantes para conseguir deduzir seus gastos. O programa gerador da declaração já está disponível para  download . Veja os diferentes tipos de dedução e  o que deduzir do imposto de renda. Tipos de dedução no Imposto de Renda Existem dois tipos de dedução que podem ser incluídas n...

Como se tornar uma pessoa de sucesso

  Hoje, este tema vem sendo muito badalado na mídia. Afinal, quem não deseja ter sucesso? Em minha opinião, o sucesso é como a digital. Não há dois iguais. Cada sucesso é único e pessoal. O que para você pode ser um significativo sucesso, para outras, não passaria de um grande fracasso e vice-versa. Tome como exemplo as pessoas que vivem em países subdesenvolvidos, como Timor do Leste ou mesmo Etiópia. Para a grande maioria dos habitantes desses países, um significativo sucesso seria realizar as quatro refeições diárias, certo? Por esta e outras razões, penso que o sucesso é relativo . Porém, não posso me furtar em falar nesse tema e dar algumas dicas. LI recentemente o resultado de um estudo realizado pelo renomado Malcom Gladwell, autor de vários Bits Sellers. Suas conclusões sobre como conseguir alcançar o sucesso são muito interessantes. — Fora de Série, a História do sucesso. Para alguém sair do anonimato e se transformar numa celebridade, não ba...